O melhor da Croácia

Planejando a sua próxima viagem, mas ainda em dúvida sobre o destino ideal? Este post vai te mostrar por que a Croácia merece entrar na topo da sua lista.

Localização: a Croácia está localizada na região central da Europa e, por isso, tem um número considerável de países vizinhos. Esse é apenas mais um ponto positivo caso a sua ideia seja conhecer diversos países em apenas uma viagem. A Croácia ao norte faz fronteira com a Eslovênia e Hungria; no nordeste com a Sérvia; a leste com a Bósnia e Herzegovina; e ao sul com Montenegro. Para completar possui ainda uma fronteira marítima com a Itália, no golfo de Trieste.

O Parque Nacional dos Lagos Plitvice merecem uma visita a cada estação.O Parque Nacional dos Lagos Plitvice durante o outono.

 

Belezas Naturais: São tantas neste pequeno território de apenas 56.594 km² que é até difícil de acreditar. A Croácia é banhada pelo Mar Adriático onde existem mais de 1 000 ilhas e ilhéus, dos quais apenas 48 estão permanentemente habitados. Além da região costeira que é de deixar qualquer viajante de queixo caído, o país ainda possui diversos parques naturais. O mais conhecido é o Parque Nacional dos Lagos Plitvice, um dos lugares mais bonitos de todo o país e há quem diga, de todo o mundo! São mais de 20.000 hectares de bosques e lagos, bem no coração dos Balcãs.

Zlatni Rat, Croácia Zlatni Rat, além de ter um mar azul, azul, continua atraindo olhares por sua peculiaridade: a praia muda a sua formação de acordo com o vento.

 

Comer e Beber: A gastronomia croata é definida pelas especialidades de cada região do país. Na área costeira come-se muito peixe e frutos do mar, as ostras na Dalmácia são um capítulo à parte. Para os amantes de queijo, vale mencionar a famosa iguaria da Ilha de Pag, o aclamado Paški sir (queijo Paški). Junte-o à finas fatias de pršut (presunto seco curado) e você terá o sabor mais autêntico da Croácia. Na região da Istria encontram-se as famosíssimas trufas, aliás o local leva o título de  terceiro maior território de trufas do mundo e lá foi encontrada a segunda maior trufa branca do mundo, que pesava 1,31 quilogramas. A região da Eslavônia tem grande influência dos países vizinhos como a Hungria. Por ali você vai encontrar o kulen, uma salsicha defumada e picante, temperada com páprica. Em todo o país existe a cultura de tomar muita sopa e comer carne de porco com batatas. Impossível descrever sem dar água na boca.

Paški sir, queijo da Ilha de Pag, na Croácia. O queijo da ilha de Pag é famoso por todo o mundo, não deixe de prová-lo!

 

Na área de bebidas é preciso considerar os vinhos nacionais que são extremamente saborosos e a Rakija, uma iguaria nacional feita à base de ameixas, uvas ou outras frutas, com teor alcóolico mínimo de 40%. Se tiver a oportunidade de experimentar uma Rakija caseira ou domać, como se diz em croata, não perca a chance!

Vinho croata A Croácia também é famosa por seus vinhos que agradam a todos os paladares.

 

Quando ir: O ano todo! A Croácia oferece diferentes atrações durante o ano inteiro, o que depende é que tipo de turismo você deseja fazer e o que prefere visitar. Se você faz questão em dar um mergulho no azul cristalino do Mar Adriático, venha na alta temporada de verão, de Junho à Agosto. Se o seu sonho é ver neve programe-se para um inverno rigoroso que geralmente começa em Novembro e pode ir até Fevereiro ou Março. Para conseguir temperaturas mais amenas agende sua viagem para Abril, Maio, Junho, Setembro e Outubro. Mas lembre-se que as condições climáticas sempre variam e estão se modificando mais a cada ano.

Os Lagos Plitvice no inverno, as cachoeiras congeladas e o parque cercado de neve. Os Lagos Plitvice são sempre uma boa pedida! No inverno a vista também é de tirar o fôlego.

 

Dica: Não importa quando e nem quantas vezes vier a Croácia, se tiver a oportunidade, visite o Parque Nacional dos Lagos Plitvice. Isso porque o parque se transforma drasticamente a cada estação. No verão a vegetação é verde, verde e a água das cachoeiras é abundante. Na primavera o parque fica inteirinho florido, com as suas milhares de espécies de flores e borboletas, um verdadeiro conto de fadas. No outono o alaranjado predomina e os cogumelos brotam por todos os lados. E no inverno, à temperaturas negativas as cachoeiras congelam e o parque fico coberto de neve. Para a maioria dos visitantes fica impossível escolher  a sua estação preferida. Para ver mais imagens do Parque durante as diversas estações do ano visite a nossa página do Facebook.

E aí, já está convencido de que a Croácia é um destino que vale muito a pena?
Esperamos por você! Faça as malas e boa viagem 🙂