Se querem ver o paraíso na terra, venham à Dubrovnik.

A frase acima é de George Bernard Shaw, dramaturgo, romancista, jornalista irlandês e co-fundador da London School of Economics. Confira abaixo se você concorda com ele.

A cidade de Dubrovnik, considerada a pérola do Adriático, está localizada no extremo sul da Dalmácia, no sopé do monte de São Sérgio. Dubrovnik encanta por sua beleza inusitada que mistura arquitetura medieval, renascentista e barroca com a belíssima paisagem do Adriático.

Catedral de Dubrovnik

A mistura das arquiteturas militar, religiosa e civil fazem de Dubrovnik um destino inesquecível.

 

A imponente cidade mantêm muito bem conservadas as suas muralhas que no passado eram fundamentais para proteção, mas hoje são apenas lembranças históricas que abrigam centenas de bares, lojas, casas e restaurantes.  A cidade murada rendeu à Dubrovnik desde 1979 o título de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Adentrando as muralhas da cidade medieval grande parte das atrações estão localizadas na Placa ou Stradun, ou seja, um calçadão com cafés, restaurantes, lojas, além de diversos monumentos e edifícios históricos. Ali estão a Torre do Sino, o Palácio do Reitor, o Palácio de Sponza e a grande Fonte de Onófrio. Ao sair em direção ao mar está o antigo porto e o Forte Lovrijenac. Perder-se entre as muralhas é, com certeza, uma das melhores forma de conhecer a cidade medieval.

Stradum ou calçadão da cidade murada em Dubrovnik, Croácia.

Stradun da cidade medieval de Dubrovnik, na Croácia. À frente, a Torre do Sino.

 

Se quiser conferir a cidade como ela aparece na maioria dos cartões postais, use o bondinho ou Dubrovnik Cable Car. No topo há uma pequena loja e um restaurante.

Quem procura itens tradicionais para levar como lembrança vale anotar que na cidade existem muitos artesãos. Alguns dos artesanatos típicos da região são as toalhas de mesa e roupa de cama, todas feitas à mão; há também em todo país as gravatas, que são uma criação croata; e bonecas vestidas com o traje tradicional da região.

No Mosteiro Fransciscano, próximo a grande Fonte de Onófrio, funciona a farmácia mais antiga da Europa e lá estão à venda cremes e outros produtos feitos com receitas antiquíssimas. Vinhos, chocolates e azeite nacionais também podem ser encontrados em todo o Stradun ou nos mercados fora da cidade medieval.

Game of Thrones (Guerra dos Tronos)

As muralhas Dubrovnik

Perder-se pelas muralhas de Dubrovnik é uma das melhores formas de conhecer a cidade medieval.

 

Para quem é fã da série da HBO, Dubrovnik será um verdadeiro deleite. Diversas locações reais da cidade medieval foram usadas para transportar a trama de George R. R. Martin, para as telinhas. A cidade antiga aparece como King’s Landing, ou Terra do Rei, ‘Qarth’, entre outros locais ficcionais. O Forte Lovrijenac e as muralhas também aparecem na série diversas vezes e podem ser visitados. A dez minutos de barco é possível visitar a ilha de Lokrum e para os fãs mais entusiasmados também existe um passeio que leva até o Arvoredo de Trsteno, locais utilizados nas filmagens da série.

Para completar o passeio pelas locações de Game of Thrones visite também o Palácio de Diocleciano e a fortaleza de Klis, em Split, e a cidade antiga de Šibenik.

E aí, o irlandês Bernard Shaw estava certo?
Venha se perder em Dubrovnik com a gente! 🙂

Facebook